segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PSICÓLOGA AFIRMA QUE A MONOGAMIA JÁ FOI SUPERADA!!! SERÁ?


Vivemos nos tempos mais conturbados de toda a história moral da humanidade. Pelos dados do IBGE se denotam aumentos cada vez mais crescentes nas taxas de divórcio entre os brasileiros. De fato, o casamento se tornou uma instituição falida para alguns, para outros, este é o momento da ascensão dos novos arranjos familiares.
Karl Marx afirmava que a instituição familiar fora algo criado pela burguesia, e esta por sua vez geraria uma espécie de “repressão paternal”, dado que neste modelo a figura paterna se sobrepõe aos demais integrantes do lar tal como ocorreria no sistema capitalista, com a figura do patrão em relação aos trabalhadores. Este mesmo filósofo sustentava a tese de que na orla primitiva (nos primórdios) não existiam laços monogâmicos e portanto, o sexo deveria ser liberado da mesma forma como o era no princípio, sendo assim, qualquer um poderia satisfazer as necessidades da carne com quem desejasse.
Apesar desta tese parecer coerente do ponto de vista de um comunista, ela não se verifica na prática, haja vista que na maioria das tribos indígenas existe há muito tempo a tradição do casamento monogâmico, conforme atesta a pesquisa no link a seguir: http://zankyou.terra.com.br/p/como-e-um-casamento-indigena.
Para a psicóloga Noely Moraes da PUC de São Paulo a monogamia já foi superada. Segundo esta psicóloga, podem até existir fases monogâmicas dentro do casamento mas ela se mostra inexistente na prática. Então, será que de fato estamos caminhando para o fim da instituição familiar?? passaremos a viver na “orla primitiva” tal como aquela idealizada por Marx?? Acredito que enquanto houver fé e amor entre as pessoas: Não.
É fato que o número de divórcios aumentou significativamente no Brasil, além do mais, atrás de tudo isso existe um arcabouço institucional que serve de plano de fundo para que estas mudanças nos arranjos familiares avançem, para este plano de fundo contribuem a mídia, as telenovelas e em parte até mesmo o próprio Governo.
Nos últimos anos têm se tornado muito fácil o acesso a conteúdos pornográficos, basta você tentar acessar o seu e-mail que já na primeira tela aparecem mulheres seminuas, além disso, tanto os homens quanto as mulheres perderam o desejo viver um casamento estável. Para a maioria das pessoas a possibilidade de ter filhos já significa um “martírio” e impera em nosso tempo o famoso lema: “pega mas não se apega!!”.
Não se faz mais sexo por amor, mas para satisfação pessoal, o grande problema é que esta satisfação dura muito pouco tempo e ela retorna, e não muito derrepente bate nas pessoas aquele sentimento de vazio, ou aquela sensação de que foi usada tal qual um “objeto” de satisfação.
A humanidade segue rumo à decadência moral, basta andar de ônibus e tentar escutar um pouco da conversa entre meninas de 14 à 17 anos, não há outro assunto senão aqueles relativos ao sexo e este é sempre tratado de maneira promíscua e perniciosa pelas adolescentes. 
Apesar disso tudo podemos dizer que ainda há esperança, sabemos muito bem que a traição deixa feridas enormes entre as pessoas e o sentimento de  ser usado como um “objeto” pode levá-las à depressão. O laço de amor entre uma família que segue uma religião com princípios monogâmicos e busca a cada dia aperfeiçoar a amor não exige a necessidade de um relacionamento extraconjugal.
Vivemos de fato em uma época difícil aonde a falta de amor e respeito se aprofunda cada dia mais, no entanto, manter um casamento mesmo que pareça difícil ainda é o caminho mais vantajoso à ser trilhado rumo à santidade e a felicidade. É muito bom envelhecer com aquela pessoa do seu lado e ter o que contar ao final da vida, e sobretudo celebrar os momentos bons e ruins passados juntos, uma vida assim fica na lembrança do casal por muito mais tempo do que uma noite num motel com alguém que você conhece pouco ou nada.
Como cristãos devemos sempre lutar pela instituição familiar e sabemos que fidelidade e monogamia não arranjos ultrapassados, pelo contrário, é o próprio modelo familiar que Deus escolheu para nascer.
Que a Sagrada Família de Nazaré nos ajude a vencer os obstáculos que o inimigo nos impõe a cada dia em nosso caminho familiar.





Links relacionados: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2014/01/20/monogamia-e-mais-comum-na-teoria-do-que-na-pratica-afirma-especialista.htm

Um comentário: