quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Virgindade de Maria e os erros escondidos por trás do dogma do livre exame da bíblia



A parte do texto abaixo refere-se à uma acusação contra um fundador de um blog católico e é muito útil para apresentar a realidade sobre os assuntos relacionados à fé católica. Como se observa, o comentarista acusa a Igreja Católica de heresia por conta do Dogma da virgindade perpétua de Nossa Senhora, vejamos o comentário abaixo:

1ª heresia: Virgindade de Maria
Refutação: Mt 1.25 “E(José)não a “CONHECEU” até que deu à luz seu filho(Jesus), o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus”.
Nota: De acordo com o Aulete Digital, a aplicação mais prática da palavra “CONHECER” no texto de Mt1.25, é: Ant. Ter relações sexuais com [td.: Só conheceu a mulher depois de casado.]

Muito bem, essa argumentação apresentada pelo irmão protestante nos propõe antes de tudo, duas importantes reflexões sobre os males que estão por trás do dogma da Sola Scriptura, e do livre exame das escrituras, incitadas por Lutero. Em primeiro lugar, se o que vale é somente o que está na bíblia (que sempre foi protegida, traduzida e mantida pela Igreja Católica), então pergunta-se, aonde está escrito que Maria teve relações com São José??? O que a sentença acima está afirmando é somente que José não conheceu (não teve relações conjugais plenas com) Maria até o dia em que ela deu a luz ao seu filho Jesus.
Segundo, além de não constar em nenhuma outra passagem bíblica a afirmação de que Maria e José tiveram relações, também esta sentença não garante que assim o ocorreu, e este fato pode ser comprovado a partir de outro texto bíblico. No segundo livro de Samuel (II Sm 6,23), temos um bom exemplo do sentido usado na sentença em tela, assim diz o texto: “Mical, filha de Saul, não teve filhos até o dia de sua morte”, se utilizarmos a mesma lógica do irmão protestante, incorreríamos em erro ao afirmar que Mical teve filhos mesmo após a sua morte o que é incoerente.
O grande problema do dogma da livre interpretação da bíblia é justamente este. Para os protestantes , a bíblia é a única regra de fé, contudo, ao abordar temas complexos como o apresentando acima retiram alguns trechos isolados da Sagrada Escritura, e apresentam da maneira como o interpretam, todavia, vale lembrar que a palavra de Deus não é passível de contradição, e usando portanto, a analogia do texto no parágrafo anterior consegue-se mostrar que o irmão protestante equivocou-se ao interpretar esta passagem.
Não existe heresia neste caso, o que ocorreu na verdade foi erro de interpretação e construção lógica que levou o irmão (separado) a propagar os equívocos do seu entendimento induzindo outros ao mesmo erro. Usando o mesmo argumento propomos uma análise do significado da palavra HEREGE, segundo o mesmo aulete digital:

HEREGE
1.Pessoa que professa ou sustenta alguma heresia. []
HERESIA
1.Doutrina que se opõe ao que a Igreja estabelece em matéria de fé.
IGREJA
4. Rel. Catolicismo [Ger. com inicial maiúsc. nas acps. 2, 3 e 4.]
Note-se que herege, é aquele que sustenta alguma heresia, e heresia é doutrina que se opõe ao que a Igreja estabelece como matéria de Fé. O termo Igreja (com I maíusculo), diz respeito apenas a Igreja Católica Apostólica Romana, portanto, a única heresia demonstrada aqui partiu do protestante não da Igreja Católica que sempre protegeu o povo Santo das inúmeros ataques de hereges ao longo de sua história. Neste ponto, até mesmo o dicionário digital utilizado como arma pelo protestante concorda.

5 comentários:

  1. em hebreus esta escrito que so jesus e o unico intercesor entre deus e os homens tamber a bibla fala que debaixo do sol so foi nos dado o nome de jesus e nem um mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando agora para o segundo comentário....
      Acredito que você deva estar questionando a intercessão de Maria e dos Santos junto a Jesus. Esta passagem que você nos cita, expressa o grande veneno que se esconde por trás do dogma do livre exame das escrituras trazidas por Lutero. Na passagem de Hebreus 8,6; ou também em 1 Timóteo 2,5-6, São Paulo está afirmando que Jesus é o único mediador da Salvação dos homens, sim, Ademicio, fomos salvos pelo sangue de Jesus e por sua entrega por nós na cruz, nenhum santo ou mesmo Maria será capaz de nós salvar desta forma. Nós Católicos, porém acreditamos que aqueles irmãos que morreram na amizade com Jesus e que também deram seu sangue pela causa do evangelho (Santos) estão vivos no céu, e junto com Maria e intercedem por nós A JESUS. Entenda, eles não tem o poder de nos salvar mas podem nos ajudar a obter as graças espirituais que nos são necessárias de duas maneiras:
      a) Mostrando o caminho: Quando vejo a imagem de Santo Estevão, lembro-me que preciso dar o sangue pela causa de Cristo, mesmo que isto me leve à morte ou ao sofrimento terreno. Quando olho para a imagem de Santa Rita de Cássia, me lembro do exemplo de dedicação e penitência (passou o resto da vida a pão e água) e dedicação na oração que a levaram à se aproximar cada dia mais de Deus.
      b) Intercedendo por nós: assim como nós vivos na terra podemos interceder uns pelos outros, o que impede que depois da morte também não o consigamos. Jesus é a cabeça e a Igreja os seus membros (Ef 1,20-23; I Cor 12), portanto, aqueles que estão na presença de Jesus possuem sim o poder de interceder, pois são membros do corpo cuja cabeça é o próprio Jesus e estão em comunhão com ele. Na passagem de Atos 5,15 vemos já no início tinham a intercessão como forma de devoção. Eles não são capazes de nos ajudar por seus próprios méritos, mas porque gozam da comunhão plena com Cristo.

      Excluir
  2. Quanto à última parte do comentário, vejo que você está bem equivocado. Se nenhuma religião tem o poder de salvar, então deixemos de ir à Igreja, vamos rasgar as nossas bíblias e se divertir afinal não teremos salvação. Nem todas as religiões estão em comunhão com Deus porque não vivem os seus preceitos, a única que possuí todos os preceitos necessários à salvação é a Igreja Católica Apostólica Romana e conforme já apresentei neste post aqui:http://emdefesadavidadaigreja.blogspot.com.br/2014/03/a-origem-biblica-do-papado.html, foi a única fundada com autoridade pelo próprio Jesus.
    Por fim, tenho que concordar quando você diz que a Igreja tem obrigação de anunciar o que está escrito na bíblia, o problema é quando alguém sem qualquer instrução ou autoridade passa à interpretar a bíblia ao seu bel prazer e sair por aí fundando Igrejas.. Isso já não é uma obrigação mas uma aberração!!! Afinal, Jesus disse que ele era o caminho a verdade e a vida, e não no plural...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem não posso deixar de responder, A igreja é um lugar onde se aprende, aliás visto pela Bíblia a igreja são as pessoas e num conjunto essas pessoas são preparadas para servir ao Senhor, mas a religião não pode fazer nada, a religião é faz a Bíblia diz está consumado. Não é preciso rasgar as Bíblia é preciso coluca-la à frente do homem, é preciso viver o que ela ensina, Lá no céu ninguem vai encontrar católicos, protestantes,mussulmanos ou outra qualquer dominação, lá irão estar homens e mulheres lavados pelo sangue de Jesus, pessoas que O serviram e O amaram acima de todas as coisas, pessoas que amaram o próximo como a si mesmo.Mas acho graça quando afirma:Nem todas as religiões estão em comunhão com Deus porque não vivem os seus preceitos, a única que possuí todos os preceitos necessários à salvação é a Igreja Católica Apostólica Romana e conforme já apresentei neste post aqui:http://emdefesadavidadaigreja.blogspot.com.br/2014/03/a-origem-biblica-do-papado.html, foi a única fundada com autoridade pelo próprio Jesus. Se meu amigo se esquecer ou melhor colucar de lado o que lhe foi ensinado e dobrar os seus joelhos perante Jesus pedir a Ele a Verdade, verá que esta verdade de agora irá desaparecer. A religião pura e imaculada para com Deus é esta visitar os orfãos e as viuvas e guardar-se da corrupçãp do mundo, o resto é conversa. Peregrino E Servo.

      Excluir
    2. Antonio,
      Nós católicos não somos a religião do livro, visto que a bíblia é filha da Igreja e não o contrário, foi a Igreja que protegeu, redigiu, canonizou e escreveu os livros da Sagrada Escritura. Nós Católicos, não aprendemos apenas pela bíblia mas também pela sagrada Tradição e pelo Sagrado Magistério, que conduzem os fiéis e sempre os conduziram para que não houvesse dispersão ou interpretação falha nos ensinamentos da Santa Igreja.
      Você está certo quando diz que a religião não pode fazer nada, e não pode mesmo se a vontade de participar do corpo de Cristo não vier do seu interior do Cristão, mas convém observar que a Igreja produz os meios necessários para que as pessoas possam chegar à Santidade, meios estes consagrados nos sacramentos que somente a Igreja Católica contém: Crisma, Eucaristia, Unção dos Enfermos entre outros tantos. Quanto à você pedir que eu coloque de lado o que me foi ensinado, posso apenas dizer que já o fiz e me dei muito mal desde que me afastei da verdadeira fé. Estas ações que você argumenta como sendo a religião verdadeira (visitar os órfãos e as viúvas e guardar-se da corrupção do mundo), são importantes e fazem parte das ações da Santa Igreja, mas não podemos nos restringir somente à estas, por exemplo, nesta passagem no evangelho de São Marcos 14, 22-25, e reapresentada por São Paulo na carta aos Coríntios (I Cor 11, 23-26), com a ênfase dada por este último "FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM", quantas Igrejas hoje, repetem este ato claramente definido??? Isso mesmo, somente a Igreja Católica.

      Excluir