segunda-feira, 9 de junho de 2014

Explicando a intercessão de Maria e dos Santos


Dando continuidade à série de explicações sobre os fundamentos da fé Católica, à luz dos comentários propostos neste blog, pelo irmão protestante identificado como “Ademício”, e a partir das acusações de heresia publicadas no blog Resistência Católica, trazemos mais um tema que é sem dúvida, bastante recorrente nos debates envolvendo protestantes e Católicos. Seguem abaixo, os comentários dos dois colegas para posterior desenvolvimento do texto:
em hebreus esta escrito que so jesus e o unico intercesor entre deus e os homens tamber a bibla fala que debaixo do sol so foi nos dado o nome de jesus e nem um mais”

9ª heresia:Intercessão aos "santos" e a Maria
Refutação: 1Tm 2.5, “porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”!
Nota: Jesus diz que SOMENTE ele é o mediador!

O texto ao qual se refere o leitor Ademício, é o seguinte: “Jesus, porém, foi encarregado de um serviço sacerdotal superior, pois é mediador de uma aliança melhor, que promete melhores benefícios”(Hb 8,6). Tanto num quanto no outro texto, sentido real da escritura é o de declarar Jesus como mediador exclusivo da nossa salvação. É justamente neste ponto que encontramos a confusão feita pelos irmãos.
A intercessão dos santos e de Maria, em nada ocultam, reduzem ou superam a mediação da salvação oferecida a nós por Jesus Cristo na cruz, uma vez que a primeira depende da última. Em outras palavras, se Jesus não tivesse se oferecido para nos salvar jamais existiriam Santos quiçá alguma intercessão. O que São Paulo busca com estas passagens é enfatizar o caráter pleno da salvação que só encontra a razão de ser pela oferta do sangue do Cordeiro Divino por nós.
O que os irmãos não entendem é que para nós Católicos, nenhum Santo e nem a virgem Maria serão capazes de nos dar a salvação à maneira que Jesus nos deu, entretanto, tendo aqueles morrido em estado de graça, gozam de proximidade muito peculiar com Jesus, e podem sim interceder por nós.
Podemos enquanto vivos aqui na terra interceder uns pelos outros, o que impede então que isto aconteça após a morte??. Sabemos muito bem que a morte não significa o fim para nós cristãos nem tampouco estado de sono profundo ou coma pós-morte, ainda que algumas seitas protestantes defendam esta tese (deixemos este assunto para outro post). Logo, estando ainda mais próximos do Senhor, os Santos podem sim rezar e pedir por nós.
Frise-se ainda, que os Santos não tem o poder de nos salvar, mas podem nos ajudar a obter as graças espirituais que nos são necessárias de duas maneiras:
a) Mostrando o caminho: Quando vejo a imagem de algum santo mártir como por exemplo, Santo Estevão, lembro-me que preciso dar o sangue pela causa de Cristo, mesmo que isto me leve à morte ou ao sofrimento terreno. Quando olho para a imagem de Santa Rita de Cássia, me lembro do exemplo de dedicação e penitência (passou o resto da vida a pão e água) e dedicação na oração, que a levaram à se aproximar cada dia mais de Deus.
b) Intercedendo por nós: assim como nós vivos na terra podemos interceder uns pelos outros, o que impede que depois da morte também não o consigamos. Jesus é a cabeça e a Igreja os seus membros (Ef 1,20-23; I Cor 12), portanto, aqueles que estão na presença de Jesus possuem sim o poder de interceder, pois são membros do corpo cuja cabeça é o próprio Jesus e estão em comunhão plena com ele.
Na passagem de Atos 5,15 vemos que já no início da era Cristã, as pessoas tinham a intercessão como forma de devoção. Cabe ressaltar que os Santos não são capazes de nos ajudar por seus próprios méritos, mas porque gozam da comunhão plena com Cristo.
Portanto, a Igreja reconhece sim Jesus como único mediador da nossa salvação, de modo que nenhum Santo poderá nos salvar, ou se oferecer à maneira que Jesus se ofereceu por nós, contudo, gozando da proximidade com o Senhor, eles podem sim interceder por nós e rezar junto a Deus para alcançarmos a salvação, não através dos bens materiais mas dos bens espirituais.

Obs.: Para se saber mais sobre o conceito de santidade à luz da Igreja, ler o artigo intitulado: Os Santos da Igreja e os “santos” deste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário