terça-feira, 15 de setembro de 2015

Meditar as dores da Mãe para alcançar o céu

A importância de se meditar as dores de Nossa Senhora e de seu filho Jesus na luta contra o pecado

   
   Em tempos de relativismo, tal como vivemos atualmente, observamos com maior frequência, irmãos afastados atacar as doutrinas marianas dizendo que Maria foi uma mulher como outra qualquer, sem levar em conta a sua pureza e sofrimento ao acompanhar seu filho até a cruz fazendo parte dos mistérios de nossa salvação. Em tempos como este, muito necessária se faz a devoção às dores de Maria. Há que se considerar ainda que muitos católicos perderam a devoção ao santo terço, e poucos são aqueles que ainda dedicam parte do seu dia a esta oração tão importante em nossa Igreja. Neste artigo apresentamos a devoção e oração do rosário meditando as dores de Maria e como esta forma de contemplação é tão importante em nossa luta diária contra o pecado.
   O dia 15 de Setembro foi reconhecido oficialmente pela Igreja, através do Santo Padre o Papa Pio X, como a Festa da Virgem Dolorosa. Mas qual a importância desta festa para a Igreja? Deve-se ter em conta que a Santa Igreja sempre estabeleceu períodos e festas para que os fiéis pudessem exercer sua devoção com maior fervor, é o caso da quaresma, quando preparamos o nosso coração para a Páscoa, purificando-nos e buscando a conversão de nossos pecados, bem como o Advento, em preparação para o Natal sempre recordando que Jesus veio uma vez e virá novamente em glória para julgar vivos e mortos.
   As revelações de Nossa Senhora das Dores à Santa Brígida são reconhecidas pela Santa Igreja, inclusive, a Santa Mãe de Deus prometeu inúmeras graças àqueles que com devoção rezarem o terço das setes dores diariamente. Diversamente do terço comum, reza-se sete ave-marias seguidas de pai nosso, contemplando os seguintes mistérios dolorosos da mãe de Deus: I) Profecia de Simeão; II) A fuga para o Egito; III) A perda de Jesus no templo; IV) O encontro com Jesus no caminho do calvário; V) A Crucificação de Nosso Senhor; VI) O recebimento de Jesus morto; VII) O sepultamento do Senhor.
   O ponto mais alto da devoção neste terço das sete dores é sem dúvida, meditar o sofrimento e as espadas que transpassaram o imaculado coração da mãe de Deus. O maior desejo do inimigo é que não sejamos capazes de meditar os sofrimentos de Jesus e de sua mãe, pois sentir ou até mesmo pensar nas suas dores significa ver a nós mesmos quão fracos somos e quão apegados aos desejos da carne estamos. Meditar o sacrifício da cruz significa também ter em conta que nossa humildade não é nada comparável à de Deus que se fez um de nós e sofreu mais que qualquer indivíduo humano para nos reconciliar com Ele.
   Pelos sentimentos e contemplação das dores de Maria inspiramo-nos também à assim como ela e seu filho, à fazer penitências e mortificações em nossa carne a fim de deixarmos nossas almas livres para Deus e desprendidas dos prazeres deste mundo que coloca todas as suas forças nos bens do corpo, abandonando as virtudes necessárias para se chegar ao céu. Rezemos sempre meditando todos os sofrimentos da Mãe de Deus com devoção para adquirirmos forças e lutar contra o pecado até o fim.
Nossa Senhora das Dores
Rogai por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário