domingo, 8 de janeiro de 2017

Nossa Senhora na Sagrada Escritura – A Virgindade de Maria

Maria foi aquela que devotou-se integralmente a Deus e ao seu filho Jesus. Poderia o ventre que concebeu o Salvador puro e sem mancha ser contaminado pelo pecado do homem?


   Iniciamos nossa série de posts, que vão tratar especificamente da presença de Nossa Senhora nas Sagradas Escrituras, e demonstrar como estas confirmam a sua santidade, intercessão e relevância na história da redenção humana, muitas vezes omitida ou desprezada. Não queremos com isso, menosprezar os outros dois pilares da fundamentação Cristã, quais sejam, a Sagrada Tradição [1] e o Sagrado Magistério da Santa Igreja[2], mas tão somente demonstrar que há referências bíblicas com respeito aos dogmas marianos, tão atacadas neste tempo em que vivemos. Aproveitamos para escolher os primeiros finais de semana de cada mês para refletir sobre o assunto, tendo em vista que é o período propício de reparação solicitado por Nossa Senhora em Fátima [3].
   Neste primeiro artigo, trataremos especificamente da Virgindade de Nossa Senhora, tendo em vista que os irmãos protestantes confundem-se inúmeras vezes ao tratar deste assunto. É possível começar a compreender sua profundidade através os evangelhos de São Lucas e São João no que diz respeito aos chamados “irmãos” de Cristo. No evangelho de Lucas [4], conta-se que Maria, José e Jesus foram até o templo de Jerusalém para a festa Páscoa, de modo que Jesus, já contava com seus 12 anos de idade. Neste trecho não se faz menção a qualquer outro irmão de Jesus, visto que era comum que todos os filhos participassem de uma tradição tão importante. O mesmo pode ser observado em João, quando se vislumbram a Paixão do Senhor. Mais uma vez, tendo aos pés da cruz Maria e João, Jesus entrega sua mãe a este último e não a outro filho, pois ainda que este suposto irmão carnal de Jesus não estivesse presente, Jesus jamais entregaria sua mãe aos cuidados de João, visto que este último até à levou para sua casa.
   Outro ponto de suma importância a respeito do assunto e que muitas vezes, ao interpretar as escrituras através de uma concepção subjetiva, passa-se “batido”, e encontra-se no evangelho de São Lucas, na passagem que se refere à encarnação do Verbo, no seio da Virgem Maria. No diálogo de Maria com o Anjo, esta última pergunta como os acontecimentos referentes à geração do Verbo se dariam, uma vez que ela não conhecia homem algum. Por outro lado, percebe-se que no versículo 27, que Maria já estava prometida em casamento a um homem chamado José. Sendo assim, Maria não questionaria o anjo sobre como isto aconteceria se tivesse certeza de que iria se casar, então, qual seria a resposta mais plausível para esta questão?
   A resposta para esta questão é clara: se Maria estava prometida em casamento, ou desposada conforme apresentam algumas traduções, e não tivesse entregado sua castidade a Deus, ela apenas aceitaria a profecia do anjo, pois sabia que dela iria nascer uma criança, porém, ela questiona o anjo sobre como isto iria acontecer se não conhecia varão algum, de modo que neste caso não se trata de conhecer no sentido de percepção, mas principalmente de cumprir a relação conjugal, uma vez que a palavra atesta que a mesma estava prometida em casamento. Ou seja, Maria perguntava, como isto iria acontecer, se não havia o propósito de conhecer varão, conforme atesta-se pela análise do contexto deste diálogo.
   Há que se ter em conta também, que na história da salvação, Maria deveria ser preservada da culpa original, a fim de que pudesse dar à luz ao Salvador, para que a carne deste não fosse contaminada por qualquer mancha, visto que a quitação do pecado que nos levou à morte, somente poderia ser oferecido através de um sacrifício puro e sem mancha, pois se assim não o fosse, qualquer homem ou mulher à época, poderia oferecer-se em sacrifício para pagar os pecados do mundo. Neste sentido, quem ousaria tocar naquela que foi a mãe do Salvador? Ou quem ousaria manchar o ventre puro de Maria, com o pecado de um homem, visto que José morreu antes da crucificação e ressurreição? Com base nestes pressupostos, não podemos negligenciar de forma alguma que Maria foi toda consagrada para Deus e para a humanidade, o sejamos também nós meus irmãos!!!

REFERÊNCIAS
1.Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonissenses 2,15
2.Primeira carta de São Paulo a Timóteo 3,15
4. Lucas 2,41-52
5. João 19,26-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário