quarta-feira, 31 de maio de 2017

Profanações da Eucaristia no Brasil: A culpa também é dos católicos!!

As profanações do Corpo de Cristo nesta terra de Santa Cruz, também põem em xeque o grau de zelo dos católicos pelos sacramentos da Igreja


   Não se fala de outra coisa nas redes sociais católicas, senão da profanação do Corpo de Cristo realizada recentemente por uma seita protestante. Alguns padres altivos, há muito tempo, tem alertado os seus fiéis sobre esta onda de profanações executadas por diversas seitas e grupos anti-cristãos (satanistas, ocultistas, ateístas), porém, desta vez o vilipêndio foi levado à cabo por protestantes, que passaram da blasfêmia [1], a ação propriamente dita. A denúncia do fato, foi realizada após uma campanha encabeçada por uma seita protestante, que estaria incitando os seguidores a levarem hóstias consagradas aos templos, e trocarem pelo chamado "Pão da Vida" [2]. Embora as lideranças do grupo insistam em negar o fato, mantêm-se o estado de alerta em todo o Brasil.
   Apesar deste episódio chamar tanto a atenção, sabe-se que há muito tempo, os sacramentos da Igreja vem sendo tratados de forma relapsa pelos próprios católicos, de tal modo que as consequências das profanações também caem sobre a conta dos mesmos. Tratando especificamente do Sacramento Eucarístico, percebe-se a falta de conhecimento e profundidade a respeito deste sinal visível deixado por Cristo. Num mundo em que impera o relativismo e o materialismo dentro da Igreja, os fiéis se quer dão-se conta das disposições necessárias para a recepção correta deste sacramento. Santo Antonio Maria Claret, por exemplo, afirma que são 4 as condições necessárias para bem receber a Santa Comunhão a saber: jejum natural, que segundo a orientação da Igreja, deve ocorrer há pelo menos uma hora antes da recepção do Sacramento [3]; consciência limpa, o que exige Confissão de todos os Pecados Mortais e arrependimento dos Veniais; Conhecimento sobre o Sacramento e o desejo de recebê-lo [4]. Apesar de todas essas condições, quantos fiéis recebem realmente o Corpo de Cristo tendo ciência mínima deste sacramento? indo mais além, quantos aprendem na catequese a respeito disso? O primeiro problema encontra-se exatamente neste paradoxo, pois se até mesmo os católicos não tiverem pleno conhecimento da importância deste sacramento, como vão conseguir combater os sacrilégios que vem de fora da sua Igreja?
   Um segundo problema relacionado à profanação, diz respeito ao tratamento oferecido no momento da recepção deste importante sacramento. A regra geral, estabelece a faculdade para que os fiéis recebam a Eucarístia na mão, ou diretamente na boca, contudo, esta abertura abre um largo espaço para que as profanações possam ocorrer, uma vez que se recebida diretamente na língua, dificilmente alguém mau intencionado conseguirá retirar a hóstia para realizações de cultos sacrílegos fora da Igreja. Não bastasse essa abertura, alguns sacerdotes modernistas, por sua falta de compreensão sobre o mistério Eucarístico, estão deflagrando uma verdadeira perseguição aos fiéis que recebem a eucaristia diretamente na boca, com isso, a possibilidade de roubo e profanação tomam força.
   Se por um lado, a comunhão na mão abre precedentes para que se possam praticar todas as espécies de profanação exterior, por outro lado, o número de fiéis que recebem este sacramento sem qualquer pudor, ou até mesmo sem a devida preparação mostra o caminho longo que a Igreja ainda deverá correr para que este tipo de prática (sacrilégio), seja minimizada. Os abusos cometidos por outras seitas, são facilitados pela falta de respeito dos próprios fiéis em relação ao sacramento, e pode-se até mesmo chegar a afirmar que jamais na história da Igreja, houve tanta falta de respeito com os sinais vivos da presença de Cristo na sociedade, como os que ocorrem nos presentes dias. Os confessionários vazios e as filas da comunhão cheias, este é o cenário vislumbrado atualmente. Neste contexto não se pode negar que enquanto os próprios fiéis não zelarem pelo respeito ao Mestre, dificilmente os sacrilégios cometidos pelos anti-católicos terminará.

REFERÊNCIAS
1.https://berakash.blogspot.com.br/2016/07/aline-barros-diz-que-nao-suporta-que.html
2.http://www.simsoucatolico.com.br/2017/03/igreja-universal-chama-eucaristia-de-pao-do-mal-e-faz-uso-de-hostias-para-divulgar-evento.html#.WRImTPnyuUk
3.https://pt.aleteia.org/2014/12/08/por-que-precisamos-fazer-jejum-antes-da-missa/
4.Santo Antonio Maria Claret, Caminho Reto, pg.67

Nenhum comentário:

Postar um comentário