terça-feira, 21 de julho de 2015

Imagem depredada pela 5ª vez: A Iconoclastia dos nossos tempos



   Uma imagem de Nossa Senhora das Graças, que fica na praça anexa à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Zona Leste do município de Londrina foi depredada pela 5ª vez. Isso mesmo, você não está ouvindo coisas! por cinco vezes seguidas a imagem foi alvo do ataque de intolerantes [1]. Em que pese este fato absurdo, a destruição dos símbolos católicos vem se tornando algo comum em nossos tempos graças ao fanatismo de alguns, e o ódio de muitos outros que buscam a imposição “goela abaixo”, por assim dizer, dos seus “ideais” nefastos sobre toda a sociedade cristã.
   Num dos primeiros episódios, a imagem teve o nariz e as mãos serradas, mas 5 dias após a restauração da mesma, a cabeça foi arrancada. Moradores afirmam que desde a sua introdução na praça, a imagem foi alvo de inúmeras depredações, inclusive, já ocorreram casos de apedrejamento e queima da mesma. Algumas pessoas informaram que até pouco tempo atrás, a praça era local de peregrinação de católicos que visitavam a imagem e rezavam o terço, mas desde que o local deixou de contar com a estrutura adequada (iluminação) e devido aos frequentes atos de vandalismo, o local deixou de receber visita dos fiéis [1]. Muitos Católicos ficaram abalados com a atitude dos intolerantes.
   Fatos como estes nos fazem lembrar do movimento Iconoclasta surgido nos Século VIII, que tinha sob as ordem do Rei Leão III, a missão de destruir todas as imagens sacras como forma de “purificação” do cristianismo, a partir de uma interpretação superficial das Sagradas Escrituras [2], tal como fazem nos dias de hoje os protestantes. Parece que este movimento retornou e ganhou força em nossos dias graças ao império relativista que avança sobre a Sociedade Ocidental.
   Há um ano atrás, o blog o catequista denunciava a destruição de imagens sacras na Igreja Matriz da cidade de Montes Claros em Minas Gerais. Na ocasião, um jovem, membro da Igreja Universal do Reino de Deus, com uma pedra na mão, agrediu o funcionário encarregado pela segurança da Igreja e ameaçou os fiéis que ali se encontravam, e logo em seguida, destruíra tudo o que encontrava pelo caminho [3]. Não é de hoje que os membros desta seita atacam imagens sacras, num outro episódio, um pastor pertencente a esta denominação chegou a chutar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida num caso que repercutiu sobre o país inteiro.
   Os ataques às imagens e aos católicos em si, não param por aí. Durante a visita do Papa Francisco ao Brasil em Julho de 2013, militantes do movimento denominado “Marcha das Vadias”, protagonizaram uma das mais grotescas cenas de cristofobia que já existiu na história do Brasil. Além de quebrar inúmeras imagens de santos católicos, fizeram gestos obscenos introduzindo crucifixos no ânus como forma de “protesto”. Tornou-se unânime entre este tipo de movimento, o ataque ao cristianismo, vide a última edição da Parada do Orgulho Gay em São Paulo, no qual um transexual fez uso da imagem de Cristo crucificado para promover um “manifesto”, contra a homofobia [4].

Movimento "Marcha das Vadias" quebram imagens Sacras
durante a visita do Papa à JMJ em 2013.

   Na Europa, o marxismo itinerante já invadiu inúmeras instituições de ensino e vem reforçando cada vez mais o ódio ao que é de Deus. Crianças estão sendo induzidas a odiar o cristianismo, veja-se o caso das crianças francesas que jogam tomates na imagens de Cristo numa apresentação teatral [5]. Há que se considerar ainda a profanação de templos católicos, arrasados pelo grupo Fêmen, que além de causar constrangimento aos que ali estavam rezando, entrando seminuas no templo, destruíram inúmeras imagens por onde passavam [6]. Como na Europa, o pensamento marxista já se enraizou graças à doutrinação ideológica no continente, não houve punição nem contra os atos obscenos e sequer contra a destruição causada, e pior, os seguranças que tentaram conter as feministas é que foram punidos.

Crianças de uma escola de Paris, atiram objetos contra uma
imagem de Jesus Cristo

   A mídia secular busca mascarar estes acontecimentos, na verdade, todos os dias lançam imagens fazendo apologia ao aborto, união gay e a traição como forma de “combater” tabus de intolerância na sociedade. Episódios tristes de destruição como estes que foram apresentados acima sequer são noticiados e não muitas vezes causam apatia da população. Este tipo de ato, não é senão uma busca desenfreada pela colocação dos cristãos, especialmente católicos, numa classe secundária sem voz e nem vez, apresar de representarem a maior parcela da população. Num destes noticiários sobre o acima ocorrido, notei que no comentário algumas pessoas afirmaram que este tipo de imagem deve ficar restrita aos templos e não deve ser exteriorizada já que o Estado é Laico. Num próximo post trataremos deste assunto, mas é importante perceber que se tenta fazer no Brasil o mesmo que foi feito na Europa: tratar os cristãos como uma classe sem participação na vida política da sociedade. Assim estes não poderão sequer manifestar seus anseios perante a sociedade.
   Em tempos de luta espiritual resta-nos apenas fazer a nossa parte. Indignar-se é necessário, não de uma forma violenta como se propunha nos movimentos comunistas, mas não considerar estes fatos como uma consequência natural da sociedade e sim como uma patologia que avança devastando a própria construção da Civilização Ocidental. Que Deus nos dê forças perante os tempos difíceis que haveremos de enfrentar em nosso país se este tipo de coisa passar despercebida.
   Na época do levante do movimento Iconoclasta, surgiu um grande doutor na Igreja que autuou com sabedoria nesta época difícil, e por conta da sua defesa da verdade nessa discussão, foi perseguido pelo Rei Leão III, incitador do movimento antes apresentado, inclusive, conta-se a tradição que o mesmo teve sua mão amputada e restituída depois de suplicar à Nossa Senhora para que esta pudesse interceder pela reposição do membro, do qual logo em seguida foi atendido. Trate-se de São João Damasceno, que recebeu o título de Doctor Asumptiones, pelo seu grau de aprofundamento no dogma da Assunção da Virgem Maria [7]. Precisamos de mais doutores como estes em nosso mundo contemporâneo.

São João Damasceno, Rogai por nós!


REFERÊNCIAS
1. Jornal de Londrina, imagem de Santa é atacada por vândalos pela terceira vez seguida em menos de 30 dias. <Acesso em 21/07/2015>
2. http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/iconografia/a_iconoclastia.html.<Acesso em 21/07/2015>
3. http://ocatequista.com.br/archives/13159. <Acesso em 21/07/2015>

Nenhum comentário:

Postar um comentário